1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco SSD com dissipador ativo no mercado

 

Depois de a AMD ter revelado a nova linha de processadores Ryzen 7000, que chegaram com a plataforma AM5 e suporte a PCIe 5.0, também a Intel se encontra a preparar para essa novidade. Com isto, também os fabricantes estão a preparar-se para lançar os seus dispositivos com suporte a PCIe 5.0, de forma a aproveitar todas as melhorias da tecnologia.

 

E o primeiro disco SSD sobre este formato pode agora ter chegado ao mercado. Criado pela CFD Gaming, e sobre o nome de PG5NFZ, chega o primeiro disco M.2 SSD com suporte a PCIe 5.0, o qual também se destaca por contar com uma ventoinha e cooler para arrefecimento.

Isto não será para menos, já que para tirar total proveito da maior largura de banda e velocidade de transferência de dados do PCIe 5.0, o disco necessita de manter um arrefecimento ativo – com velocidades que podem atingir os 10 GB/s.

 

Segundo a fabricante, este modelo vai chegar em 1 TB, 2 TB e 4 TB, contando com um controlador Phison PS5026-E26, memória TLC 3D NAND B58R e no formato M.2 2280. A nível das velocidades, no modelo de 1 TB poderemos esperar uma leitura sequencia de 9.500 MB/s e uma velocidade de escrita sequencial em 8.500 MB/s.

 

novos modelos de SSD da CFD Gaming

 

Já os modelos de 2 e 4TB podem atingir os 10.000 MB/s de leitura sequencial, ou 9.500 MB/s de escrita sequencial, contando ainda com 4 GB/8 GB de cache, respetivamente.

 

Ainda se desconhecem preços, mas espera-se que os primeiros modelos de 2 TB venham a ser disponibilizados durante o mês de Novembro.

 

É importante notar que este pode não ser o único disco SSD PCIe 5.0 que vai contar com este género de arrefecimento. Vários rumores apontam que outras fabricantes encontram-se a desenvolver discos similares, e que o arrefecimento ativo será algo necessário para todos, de forma a manter os mesmos sobre controlo em operações mais exigentes. Portanto, é possível que, no futuro, venhamos a ter mais discos no mercado com as mesmas características.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech