1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Mastodon à procura de amigos no Twitter

 

O Twitter está atualmente uma verdadeira confusão. Não existe como negar que as ideias que Elon Musk tem vindo a implementar nos últimos tempos são algo que deixa muitos utilizadores descontentes com a plataforma. E muitos estão a migrar para plataformas alternativas, com o grande destaque para o Mastodon.

 

Uma das grandes vantagens do Mastodon encontra-se no facto que o mesmo não corre sobre um "site", mas sim sobre centenas de servidores distribuídos pela Internet. Qualquer pessoa pode ter a sua própria instância do Mastodon, que tanto pode ser usada para uma comunidade dedicada como para comunicar com toda a rede.

 

No entanto, para quem esteja a sair do Twitter, possivelmente uma questão levanta-se: onde estão os seguidores no Mastodon?

Criar uma conta no Mastodon é simples, mas encontrar toda a gente que se seguida de outras plataformas pode ser uma tarefa mais complicada… ou não se tivermos em conta algumas dicas para tal.

 

> Procure pelo nome diretamente

 

Uma das formas mais simples de tentar encontrar seguidores no Mastodon, vindos diretamente do Twitter, será também a mais simples: procurar pelo nome da conta. A maioria dos utilizadores tendem a usar o mesmo nome nas diferentes plataformas onde se encontram, e isso pode ajudar aqui.

 

Experimente ver qual o nome de utilizador que o mesmo possui no Twitter, e depois realize a pesquisa diretamente no Mastodon. Se tiver uma lista reduzida de pessoas a seguir, este processo pode ser relativamente simples e rápido – e com bons resultados.

 

pesquisa de nome de utilizador no Twitter

 

Também pode pesquisar diretamente no Twitter por hashtags como #TwitterMigration, que tem vindo a ser usadas em força para a migração – e possivelmente, alguns dos seus seguidores podem também ter usado.

 

> Use serviços externos para encontrar

 

Se o método anterior é simples para umas quantas contas, se a lista de seguidores é algo elevada, isso pode tornar-se mais complicado. É aqui que entram alguns serviços que podem ajudar na tarefa.

 

Um desses exemplos será o Twitodon, que permite aos utilizadores autenticarem-se tanto no Twitter como no Mastodon para se verificar a lista de seguidores que se encontram na plataforma. O serviço vai analisar os seguidores no Twitter, e comparar a mesma com o Mastodon, criando uma lista que pode ser usada para seguir os mesmo.

 

Aliás, esta lista pode até ser usada para importar diretamente os seguidores para o Mastodon, usando a funcionalidade de "Importar" dados no perfil. Portanto, nem necessita de seguir individualmente cada um – basta enviar a lista.

 

Outro serviço que pode ajudar no processo será o fedifinder, que também realiza um processo similar.

 

No entanto, estes métodos possuem algumas limitações. Uma delas será o facto que apenas funcionam com perfis que possuem algum género de indicação de estarem associados ao Mastodon – por exemplo, de terem o endereço do mastodon na Bio. Em alguns casos podem também encontrar por nome de utilizador, embora nem sempre funcione como esperado.

 

Também pode apenas funcionar com contas que anteriormente tenham usado o mesmo serviço. Este é o caso do Twitodon, que apesar de tentar encontrar amigos no Twitter, apenas o faz sobre contas que também tenham usado a plataforma no passado.

 

> Encontre novas pessoas

 

Se encontrar seguidores do Twitter será um bom processo para manter as conversas dentro da plataforma do Mastodon, ao mesmo tempo também pode aproveitar que se encontra sobre uma nova plataforma para criar um novo ambiente e uma nova lista de contactos.

Veja quais as recomendações na sua instância e acompanhe pessoas que considere serem dos mesmos interesses dos seus, siga hashtags especificas e crie um ambiente de comunicação saudável entre todos.

 

Aproveite a nova plataforma não apenas para comunicar com quem está a migrar do Twitter, mas também para quem se encontra já na mesma e com novas caras.

 

Utiliza outra forma para encontrar amigos pelo Mastodon na "migração" do Twitter?

Deixe nos comentários a sua técnica!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech