Nas últimas horas, o Twitter tem vindo a enfrentar uma onda de críticas sobre as medidas que foram tomadas na plataforma, desde bloquear a conta que seguia o jato privado de Elon Musk a terem sido banidas contas de jornalistas que reportavam essa conta.
Agora, a plataforma encontra-se a verificar mais uma onda de problemas. Ao que parece, a rede social agora encontra-se a bloquear os links que sejam partilhados sobre o mastodon.social, uma das maiores instâncias do Mastodon.
Os utilizadores, ao tentarem partilhar links para a instância, recebem uma mensagem de erro a informar que algo correu errado e para tentar novamente. No entanto, a mensagem nunca chega a ser enviada.
De relembrar que, de forma recente, a conta oficial do Mastodon sobre o Twitter também foi banida da plataforma, alegadamente por partilhar o link associado com a conta que seguia o jato privado de Musk mas desta vez sobre o Mastodon.
Atualização (09H50): Ao que parece o bloqueio encontra-se a ser aplicado sobre vários links de instâncias do Mastodon, não apenas da "mastondon.social". O Twitter encontra-se a indicar que o link é "potencialmente malicioso" quando se tenta partilhar o mesmo.
Até ao momento desconhece-se o motivo pelo qual os links do mastodon.social se encontram a ser banidos da plataforma. No entanto, este não é o único bloqueio que se encontra a ser aplicado.
Os links sobre a instância do Pixelfeed, uma plataforma federada focada em conteúdos de fotografias (similar ao Instagram), também se encontra com os links bloqueados sobre o Twitter. As mensagens enviadas contendo os links da maior instância são automaticamente rejeitados com a mesma mensagem de erro.
Tendo em conta que o Twitter não possui mais uma equipa de comunicação, não é possível saber com certezas o motivo destes erros ou a origem das falhas – e, caso esteja realmente aplicado um bloqueio, qual o motivo para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!