Os Shorts do YouTube têm vindo a ser cada vez mais um foco da plataforma para os criadores de conteúdos, sendo que a empresa também tem vindo a focar-se cada vez mais em lançar funcionalidades para os mesmos – que cativem tanto criadores como utilizadores finais.
Agora, a empresa parece estar a focar-se em novas formas de permitir que os Shorts sejam usados para vendas. A empresa confirmou que vai começar a permitir aos criadores de conteúdos, a partir dos Shorts, venderem os seus produtos. Esta novidade vai permitir que sejam colocados produtos para venda direta dos Shorts – como exemplo, materiais dos criadores ou produtos afiliados.
Curiosamente, esta funcionalidade de compras no Shorts surge em testes apenas alguns dias depois do TikTok ter também ele próprio confirmado que iria começar a fornecer ferramentas de vendas para os conteúdos da sua plataforma. A Google parece estar a retirar alguma ideia desta plataforma rival, implementando no seu sistema – mas no final, será a implementação que é feita que importa, e como esta é feita.
Para os criadores, isto permite que os mesmos tenham novas formas de anunciarem os seus produtos, e ao mesmo tempo obterem mais receitas das vendas. De momento a novidade apenas se encontra disponível nos EUA, Índia, Brasil, Canadá e Austrália, mas espera-se que a lista venha a aumentar nos próximos meses.
A ideia da Google parece ser focar-se cada vez mais nesta plataforma, para criar um rival para o TikTok – e apostando num formato de conteúdos que seja cativante para os seus utilizadores. Ainda de forma recente a empresa tinha confirmado que iria permitir que os criadores começassem também a monetizar os seus Shorts – novamente, cativando mais utilizadores para essa plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!