No mesmo dia em que a Meta é alvo de uma multa pelas autoridades da Irlanda, agora é a vez da Apple também passar pelo mesmo problema.
A empresa foi recentemente multada pelas autoridades em França, derivado do seu sistema de publicidade personalizada na App Store. A CNIL confirmou que a Apple terá violado algumas leis a nível da proteção de dados dos utilizadores, sobre o seu sistema de publicidade direcionada, tendo multado a empresa em 8 milhões de euros.
Entre as alegações encontra-se o facto que a Apple terá recolhido, sem consentimento dos utilizadores, dados da App Store para uso em publicidade direcionada – medida que terá sido aplicada no iOS 14.6. De acordo com a entidade, a Apple terá beneficiado da recolha dos dados para fins de publicidade, sem que os utilizadores tivessem dado consentimento para a recolha e uso nesse fim.
Segundo a CNIL, a recolha de dados era realizada de forma automática e por padrão, e apesar de os utilizadores poderem manualmente desativar a opção, teriam de passar por várias configurações e alertas complicados para o fazer.
Desde então, a Apple terá feito mudanças para tornar todo o processo de recolha de dados consideravelmente mais transparente e em controlo dos utilizadores – de notar que a investigação da CNIL já teria sido iniciada em Março de 2021.
Esta é a mais recente multa a ser aplicada à Apple pela recolha de dados dos utilizadores.
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