1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Hacker em computador e sobre servidores

 

Se possui um servidor baseado em Control Web Panel (CWP), talvez esteja na altura de verificar ser o mesmo está atualizado para a versão mais recente. Isto porque foi descoberto que hackers encontram-se a começar a atacar os sistemas baseados neste painel para explorar uma falha corrigida faz já algum tempo.

 

Em meados de Outubro do ano passado, o investigador de segurança Numan Türle revelou ter descoberto uma grave falha no painel de controlo CWP, a qual poderia permitir aos atacantes obterem acesso administrativo ao sistema de forma relativamente simples.

Esta falha foi também comunicada aos responsáveis pelo painel de controlo, que rapidamente corrigiram a mesma na versão 0.9.8.1147 do CWP, lançada a 25 de Outubro de 2022. Face que a falha foi corrigida, o investigador decidiu no passado dia 3 de Janeiro de 2023 divulgar publicamente a mesma.

 

 

No entanto, menos de dois dias depois, já existem pela internet sistemas a analisar servidores que possam estar vulneráveis a esta falha – nomeadamente instalações do CWP desatualizadas. Para os administradores deste género de sistemas, o recomendado será uma atualização imediata do painel para a versão mais recente – usando as próprias ferramentas de atualização que são fornecidas no mesmo.

 

O processo deverá ser relativamente simples de se realizar, e evita que o servidor possa ser alvo de ataques. Neste momento, os investigadores apontam que a atividade maliciosa ainda se encontra relativamente baixa, sendo que a maioria diz respeito apenas a sistemas que estão a identificar servidores potencialmente afetados pela falha – mas eventualmente existem também casos onde os sistema estão a ser usados diretamente para a exploração da falha, com possíveis danos maliciosos nos mesmos.

 

A versão mais recente do CWP é atualmente a 0.9.8.1148, lançada a 1 de Dezembro de 2022. Os administradores são recomendados a atualizarem para esta versão o quanto antes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech