O Netflix continua com a ideia de terminar a partilha de senhas para contas na sua plataforma, e parece que os próximos meses vão ser focados nisso. A plataforma confirmou que irá começar a aplicar novas regras relativamente ao uso das contas - focadas em serem aplicadas novas medidas para situações de partilha de senha.
De acordo com o relatório financeiro da empresa, apresentado hoje, a Netflix confirma que pretende limitar o uso de uma conta por lar, sendo reconhecido que esta medida vai ter impacto em quem use a mesma conta em mais do que um local – ou seja, realize a partilha das senhas.
Numa primeira fase, a plataforma vai avançar com os planos de permitir que, as contas identificadas como estando a partilhar senhas, possam adquirir um "addon" para as suas subscrições, onde podem ter um perfil extra para pessoas que não vivam na mesma casa.
Nos documentos, a Netflix também aborda a possibilidade de, quando estas políticas forem implementadas, se verificar uma possível onda de cancelamentos na plataforma, mas que em longo prazo, a medida irá beneficiar a empresa e os consumidores em geral. De notar que não foram deixados detalhes sobre o preço que vai ser aplicado para este extra, nem quando será forçado para os utilizadores – embora tenha sido referido que será ainda este ano.
Esta medida não será de todo inesperada, tendo em conta que a plataforma tinha vindo a preparar-se para tal ação nos últimos meses. Ao mesmo tempo, a empresa já tinha confirmado que a partilha de senhas era um problema dentro do serviço e que deveria ser resolvido, mas sem "forçar" os utilizadores. A ideia desta medida será ajudar os utilizadores a transitarem para as suas contas dedicadas, invés de usarem as de terceiros.
O ano passado a empresa também começou a testar vários formatos de evitar esta partilha de senhas, embora nem todos os testes realizados tenham sido de sucesso. Um dos testes foi realizado exatamente na possibilidade de permitir a compra de "perfis externos", que colocava um perfil dentro da conta – por um preço – para pessoas que estivessem fora da residência.
A introdução de um novo plano suportado por publicidade foi outro ponto da empresa para ajudar os novos utilizadores a usarem o serviço – embora o sucesso deste plano ainda esteja para ser visto.
Ao mesmo tempo, a plataforma de streaming, que outrora se encontrava no topo das preferências, tem vindo a enfrentar cada vez mais competição no mercado, com cada vez mais plataformas dedicadas a surgirem e a migrarem os seus conteúdos para as mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!