A Yahoo pode não ser uma das maiores marcas no mercado atualmente, mas é uma das mais usadas para campanhas de phishing e spam. Este é o resultado de uma investigação da empresa de segurança Check Point, que confirma as marcas mais usadas para campanhas de phishing ao longo do tempo.
De acordo com os dados, a Yahoo foi uma das marcas mais usadas para campanhas de phishing pela internet, ao longo dos últimos três meses de 2022. Os dados apontam que 20% das campanhas de phishing no mercado usaram o nome da Yahoo para enganar os utilizadores, nomeadamente em campanhas de spam sobre alegados prémios atribuídos pela empresa.
A maioria dos emails informava as vítimas que estas teriam ganho centenas de milhares de dólares num suposto prémio aleatório da Yahoo. No entanto, para recolher o mesmo, as vítimas teriam de enviar diversos dados pessoais e financeiros para os atacantes, abrindo as portas para o possível roubo financeiro.
Da lista faz ainda parte a empresa de entregas DHL, que surge na segunda posição como uma das marcas mais usadas para estes esquemas, neste caso a maioria sobre falsas entregas pendentes de encomendas – onde as vítimas são redirecionadas para sites que levam a supostos pagamentos. Da lista fazem ainda parte nomes como o Netflix, FedEx e WhatsApp.
Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção a mensagens recebidas de contactos desconhecidos. Ao mesmo tempo, deve-se evitar introduzir informação potencialmente sensível ou pessoal em sites que não sejam totalmente verificados como fidedignos.
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