1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware sobre smartphone

 

Se tem procurado aplicações alternativas de monitorização de atividades físicas na Google Play Store, talvez seja melhor ter atenção ao que realmente descarregou para o seu dispositivo. Ao que parece, a plataforma da Google tem vindo a ser alvo para a partilha de falsas apps que prometem os mais variados prémios para os utilizadores caso atinjam determinadas metas.

 

A descoberta foi realizada por investigadores da empresa de segurança Dr.Web, que confirmaram um novo esquema a usar a Play Store, e que pode ter afetado mais de 20 milhões de dispositivos em todo o mundo.

As aplicações promovem-se sobretudo como gestores de exercício físico e de monitorização, com capacidade de contagem de passos, calorias, entre outros detalhes. Ao mesmo tempo, as aplicações prometiam ainda prémios para os utilizadores que atingissem um determinado valor de meta.

 

No entanto, no final, os utilizadores apenas eram capazes de ver publicidade para receberem os supostos prémios, que nunca eram distribuídos. Segundo os investigadores de segurança, todas as aplicações comunicavam com os mesmos servidores, pelo que eram possivelmente da mesma entidade, apesar de estarem sobre a Play Store com nomes de programadores diferentes.

 

falsas apps na google play store

 

As apps contavam com entre 5 e 10 milhões de downloads, e acredita-se que podem ter afetado mais de 20 milhões de dispositivos. Os investigadores apontam ainda que o código das apps continha o potencial de descarregar outras aplicações para o dispositivo, abrindo portas para a possível instalação de malware.

 

Apesar das aplicações anteriores terem sido removidas da loja da Google, pelo menos uma destas ainda se encontra acessível sobre a plataforma. Esta promete aos utilizadores ganhos variados para completarem diversos "desafios", a maioria envolvendo assistir a publicidade, que vai gerar receitas apenas para os criadores da app.

 

falsa aplicação ainda disponível na Google play store

 

Foram ainda descobertas várias aplicações, que se mascaram igualmente de jogos onde os utilizadores podem obter as mais variadas recompensas, e que no final podem apresentar páginas de phishing para os mesmos, requerendo informações sensíveis e pessoais.

 

Como sempre, a linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção a qualquer app que prometa qualquer género de "prémio" por realizar atividades aparentemente simples – na grande maioria tratam-se apenas de apps criadas para incentivar os utilizadores a verem a publicidade e a gerarem receitas para os seus criadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech