1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Computador em ransomware

 

A Microsoft revelou durante o dia de hoje que se encontra ativamente a monitorizar mais de 100 grupos de ransomware na realização dos seus ataques. A empresa sublinha ainda que desta monitorização, cerca de 50 são famílias únicas de ransomware que estavam a ser ativamente usadas até ao final do ano passado.

 

Entre as famílias de ransomware monitorizadas encontram-se a Lockbit Black, BlackCat (aka ALPHV), Play, Vice Society e Black Basta, & Royal. A Microsoft afirma que, através desta monitorização, é possível identificar a origem dos ataques, mais concretamente o que terá levado o ransomware a atuar dentro de uma determinada entidade.

A Microsoft afirma ainda que, apesar de novas famílias de ransomware surgirem de tempos a tempos, a maioria dos atacantes usam técnicas consistentes entre si, e identificar as mesmas pode ajudar a prevenir ataques futuros.

 

Os atacantes também se têm focado em desenvolver ataques que vão além do simples ataque de phishing. Estes grupos estão cada vez mais a usar técnicas de ataque através da exploração de falhas em softwares vulneráveis, ou de serviços.

Um dos exemplos encontra-se também nas recentes campanhas de phishing, que têm surgido e exploram a plataforma de publicidade da Google para propagar malware, roubar senhas de acesso a plataformas diversas e variados outros ataques.

 

A investigação de muitos destes ataques pode ajudar também a compreender como os grupos de ransomware funcionam, e quais os potenciais alvos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech