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A partir de hoje, a Meta encontra-se a disponibilizar uma nova ferramenta para a publicidade nas suas plataformas, fornecendo mais informações para os utilizadores sobre o motivo para verem uma determinada publicidade.

 

Faz algum tempo que os utilizadores podem aceder às opções de um anúncio, verificando detalhes sobre o motivo pelo qual essa publicidade foi apresentada para os mesmos. No entanto, a Meta confirma agora que este sistema vai ser consideravelmente melhorado, de forma a ser mais transparente com a informação fornecida no final.

 

Este novo sistema será mais claro na forma como as ferramentas de machine learning da empresa usaram os dados dos utilizadores para apresentarem uma publicidade relevante para o mesmo. O sistema vai detalhar não apenas o anunciante e as características que o levaram a colocar a publicidade no utilizador, mas também o que os sistemas da Meta recolheram sobre o próprio utilizador.

 

nova ferramenta da Meta sobre anuncios

 

Por exemplo, o novo sistema via deixar detalhes sobre os motivos que levaram uma publicidade a surgir com base nas ações que sejam feitas dentro da plataforma, ou os temas que o utilizador navegue dentro da mesma.

 

A empresa afirma que se encontra comprometida em ser mais transparente na forma como os sistemas de machine learning da Meta processam a informação dos utilizadores, mas também para ajudar os mesmos a terem conhecimento de quais os dados recolhidos no final.

A Meta afirma que, ao aumentar a transparência para com os utilizadores, também garante que estes se sentem mais seguros dentro da plataforma onde se encontrem.

 

Isto, no entanto, pode revelar-se complicado de chegar aos utilizadores finais. Principalmente porque a Meta encontra-se com graves problemas em conseguir ganhar a confiança dos utilizadores ao nível da sua privacidade.

Ainda assim, a empresa garante que este novo sistema pode ajudar nisso, e que foi criado com base no feedback tanto da comunidade como de especialistas na área.

 

Ao mesmo tempo, apesar de a empresa não confirmar diretamente, acredita-se que esta nova atualização pode estar associada com a recente Digital Services Act prevista para 2024 na União Europeia, sendo uma forma da Meta começar a preparar terreno para eventuais mudanças que venham a surgir da lei. Esta nova legislação aponta novas regras para que as grandes empresas também sejam mais transparentes na forma como os seus sistemas recomendam conteúdos aos utilizadores finais.

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