1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok logo da aplicação

 

Depois de o TikTok ter sido banido de várias instituições governamentais, agora existe a possibilidade da rede social vir a ser banida a nível nacional, nos EUA.

 

De forma recente, a proposta para o bloqueio do TikTok nos EUA começou a ganhar tração, sendo que existe uma elevada percentagem de senadores e membros do governo dos EUA que pretendem ver este bloqueio aplicado à escala nacional.

Sobre o Comité dos EUA, 16 membros votaram contra a proposta de bloqueio da rede social, enquanto 24 membros votaram a favor da medida, o que não deixa um futuro favorável para a mesma.

 

De relembrar que a tensão entre os EUA e o TikTok tem vindo a escalar nos últimos meses, em parte também pelo agravamento das relações entre o pais e a China. Como se sabe, a Bytedance, empresa mãe do TikTok, encontra-se sediada na China, e existe o receio que a rede social esteja a ser usada como forma de recolher dados dos utilizadores nos EUA – que podem depois ser fornecidos para as entidades chinesas.

 

De acordo com a Reuters, caso esta medida de bloqueio do TikTok venha a ser aprovada, esta será um dos maiores bloqueios de uma plataforma digital feito nos EUA. No entanto, apesar de a medida ser focada para o TikTok, esta abrange ainda um conjunto mais alargado de aplicações ou serviços.

 

Basicamente, a proposta abrange todas as plataformas que possam ser usadas para transferir informação sensível e pessoal dos utilizadores nos EUA para a China – o que, teoricamente, pode aplicar-se a uma lista bastante extensa de entidades.

Teoricamente, se aprovada, esta proposta pode dar o poder a Biden para realizar o bloqueio de várias plataformas, onde se foca sobretudo o TikTok.

 

Michael McCaul, do partido republicano, já tinha deixado declarações no passado em como o TikTok é uma ameaça para a segurança nacional, e que qualquer utilizador que tenha a aplicação instalada nos seus dispositivos encontra-se a colocar em risco a sua informação pessoal.

 

Ao mesmo tempo, o TikTok continua banido de todos os dispositivos associados ao governo dos EUA, e recentemente medidas similares foram também aplicadas para a Comissão Europeia e entidades governamentais do Canadá.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech