Recentemente o ChatGPT da OpenAI tem vindo a ganhar bastante popularidade, e cada vez mais plataformas encontram-se a adotar as suas próprias tecnologias de IA para melhorarem os conteúdos fornecidos para os utilizadores.
No entanto, para quem desenvolva aplicações para os sistema da Apple, e as partilhe usando a App Store, talvez seja melhor ter atenção à forma como essa integração é realizada. De forma recente, a Apple terá bloqueado uma aplicação na App Store de publicar uma atualização derivado a uma nova integração da mesma com o ChatGPT.
De acordo com o The Wall Street Journal, a Apple terá bloqueado uma atualização para a app de leitura de emails BlueMail, alegadamente pela empresa responsável pela mesma ter integrado uma nova funcionalidade de IA no cliente de email.
Basicamente, a nova versão da app contava com uma integração ao ChatGPT, que permitia aos utilizadores otimizarem consideravelmente a escrita de emails, usando a IA para o processo. No entanto, esta integração não parece ter sido bem recebida do lado da Apple.
Ao que parece, a Apple terá bloqueado a atualização por, alegadamente, esta poder permitir aos utilizadores criarem conteúdos que poderiam não ser aceitáveis para menores de idade. A alternativa dos criadores da app do BlueMail, para poderem integrar a funcionalidade, seria alterarem a idade mínima de uso da app para os 17 anos – o que não fará muito sentido de se verificar numa app de cliente de email.
Em causa encontra-se o facto de a Apple alegar que a integração com o ChatGPT encontra-se a ser realizada sem qualquer género de filtro nos conteúdos criado. Isto pode levar a que os textos criados tenham conteúdos potencialmente orientados para maiores de idade – algo que a empresa não pretende.
No entanto, Ben Volach, criador da empresa Blix, a responsável pela app BlueMail, afirma que a integração já conta com o seu próprio sistema de filtragem, considerando desnecessária a medida da Apple sobre o caso. A alteração da idade mínima para uso da app também não se encontra na lista de possibilidades, tendo em conta que pode afetar negativamente a forma como o cliente de email é descoberto dentro da App Store – e até limitar a capacidade de utilizadores menores de idade usarem o mesmo.
Para já, a única resposta da Apple para o caso será que os programadores possuem a capacidade de contestar a decisão, caso pretendam. No entanto, isso não garante que o resultado final se venha a alterar – e tendo em conta a posição da empresa sobre este caso, de certo não deverá surtir efeitos.
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