Os mercados globais ainda se encontram a ser fortemente afetados pela inflação e alterações financeiras, e isso afeta também as vendas de novos PCs para o mercado. De acordo com as previsões da IDC, espera-se que este ano sejam enviadas menos unidades de computadores para o mercado.
Segundo a empresa, devem registar-se quedas de 4.2% nos envios de novos computadores para o mercado, embora a empresa afirme que os valores devem começar a melhorar em 2024 e 2025.
Analisando os dados de 2022, a empresa afirma que, apesar de o ano ter começado em valores positivos, para o último trimestre do mesmo registou-se uma queda de 22.2% nos envios de novos sistemas para o mercado, comparativamente ao ano anterior.
Os dados demonstram ainda que, por entre as marcas com mais envios para o mercado, encontra-se a Dell, HP, Lenovo, Asus e NEC. De todos, a Asus foi a que registou o maior crescimento de envios para o mercado em 2022, em cerca de 24.3% face a 2021, seguindo-se a Dell com 6.4% e a HP com 1.2%. Em contrapartida, a Lenovo registou quedas de 3.2% e a NEC de 22.7%.
No entanto, apesar das previsões, é importante notar que isto ainda se pode alterar tendo em conta os mercados financeiros. Para já, as previsões apontam que apenas em 2024 iremos começar a ver melhorias, e em 2025 seriam retomados valores considerados "normais" para o mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!