A Huawei continua a enfrentar algumas restrições desde que os EUA a baniram do continente americano. E se tivermos em conta os rumores mais recentes, agora existe a possibilidade de a empresa vir a ser banida também da Alemanha.
Vários países começaram a cortar as suas relações com a Huawei nos últimos tempos, tendo começado com os EUA, e rapidamente a lista se alargou também para o Reino Unido, Suécia, Nova Zelândia e até o Canadá. No entanto, agora existe um novo pais que poderá juntar-se nesta lista, começando a bloquear o uso de equipamentos da Huawei das suas infraestruturas.
De acordo com a Reuters, as autoridades na Alemanha encontram-se a ponderar a possibilidade de proibir as operadoras do pais de usarem componentes diretamente associados com a Huawei e a ZTE – sobretudo das infraestruturas de 5G no pais.
Esta medida pode vir a surgir de uma reavaliação que o governo alemão se encontra a realizar das suas relações com a China, e que pode afetar as duas empresas – não apenas no fornecimento de hardware para as infraestruturas 5G, mas também de envio de componentes das mesmas para a região.
Em causa encontra-se as preocupações a nível de segurança nacional, e sob a possibilidade de a Huawei usar os seus equipamentos para recolha de dados e acesso dos mesmos por parte das entidades do governo na China.
Por outro lado, esta medida também pode ter impactos sobre a implementação de infraestruturas 5G na Alemanha, tendo em conta que uma grande parte da mesma encontra-se atualmente a usar componentes da Huawei e ZTE – e a substituição dos mesmos poderá demorar bastante tempo a ser realizada.
De notar que, para já, não existe uma confirmação oficial por parte do governo da Alemanha sobre a possível limitação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!