Foram precisos quase dois anos de espera, mas desde o dia 20 que a nova versão do sistema operativo da Apple esta disponível para os utilizadores.
Esta actualização custa cerca de 30 dólares e só pode ser feita mediante download (de um ficheiro de 4GB).
A Apple anunciou que traria mais de 250 novidades, sendo que algumas são, na realidade, úteis enquanto outros passam mais despercebidas, embora sejam todas úteis. Estas mudanças são o primeiro passo da empresa tornar o sistema ainda mais integrado com o iPhone OS.
A experiência que os utilizadores de alguns dispositivos da Apple, como o iPhone e iPad, pode ser facilmente aplicada neste novo sistema.
O TugaTech testou algumas das novidades e características deste novo sistema, sublinahndo ainda os pontos negativos do mesmo.
Será esta a grande versão do sistema da Apple?
Multitouch Gestures
A Apple afirma que o Lion é o sistema operativo mais avançado para um computador. A declaração é, no mínimo, ousada pela parte da empresa, mas as diversas novidades e melhorias parecem sustentar a mesma. De entre todas, a mais aguardada e que mais interesse tem gerado é o sistema de Multitouch Gestures.
Este sistema proporciona aos utilizadores uma experiência idêntica a existente nas telas multitouch dos dispositivos Apple, adicionando novos gestos para poder utilizar mais facilmente o sistema, a partir da pad do seu computador.
Por exemplo, deslizando três dedos numa direcção é possível aceder as diversas Área de trabalho, permitindo ao utilizador alternar entre as mesmas de forma mais rápida e interactiva. permite também há mais espaço para poder dividir o seu trabalho.
Mission Control
O Mission Control também foi melhorado, de forma a permitir uma melhor organização. Passa assim a tornar-se uma espécie de “central” de todos a Áreas de Trabalho.
Pode ser acedido utilizando o teclado, por meio de um botão especifico, ou a partir do pad, utilizando um simples gesto. O Mission Control permite controlar todas as aplicações que estão activas no sistema, permitindo alterar entre cada uma de forma simples e rápida.
A transição é também mais fluida e dinâmica, tornando assim todo o processo mais intuitivo, e rápido para o utilizador.
Launchpad
A App store é um dos principais meios de venda de software da Apple. Assim sendo, a Apple criou uma integração total com a mesma e ainda colocou um espaço próprio para todas as apps.
A disposição dos ícones no LaunchPad eita também que seja necessário incluir mais ícones na dock, evitando ocupar algum espaço desnecessário e permitindo ter mais espaço para a visualização das apps abertas.
Restore e Auto Save
A estabilidade do Lion também é um dos pontos fortes do sistema, mas isso não evita que ocorram erros ou faltas de corrente e, caso esteja a trabalhar, é previsível que perca todo (ou quase) do seu trabalho. Mas com as novas funções de Restore e AutoSave isso deixa de ser problema.
A função Restore permite que os seus arquivos sejam guardados em intervalos de tempo específicos, evitando assim a perda de dados.
Já o AutoSave guarda a sua sessão actual garantindo que possa retomar ao seu sistema caso ocorra uma falha na energia ou outro erro.
O ponto negativo...
O maior ponto negativo reside no facto de apenas ser possível actualizar ou instalar o sistema por meio de download. Não existe um formato físico para esta nova versão, embora a Apple garanta que deverá disponibilizar ao publico a venda de pens com o sistema instalado por cerca de 69 dólares.
Além disso, o ficheiro tem um tamanho algo grande (4GB), pelo que em ligações mais lentas ou com quebras, caso ocorra um erro, o download é interrompido, causando ainda mais transtorno ao utilizador final.
A Apple recomenda que mantenha uma copia de segurança do ficheiro de instalação, para o caso de necessitar.
Vale a pena?
Depois de analisado fica a questão: vale a pena actualizar? Nos dizemos que sim, vale a pena…
As 250 funcionalidades novas são uma grande melhoria para um sistema que esteve praticamente dois anos sem actualizações.
Além disso, o seu preço também é bastante apelativo, obtendo uma excelente relação qualidade-preço.
Se tiver oportunidade, recomendamos que actualize o seu Mac para a versão lion e beneficie/descubra este novo sistema
Até breve!