1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cartões de crédito em pilha e sobre uma mesa

 

As burlas online continuam a crescer cada vez mais, e existem também cada vez mais vítimas que acabam por ser enganadas, muitas vezes em centenas ou milhares de euros. E os dados mais recentes das autoridades dos EUA não enganam.

 

De acordo com os dados do FBI, e relativo apenas ao mercado norte-americano, em 2022 foram perdidos mais de 10.3 mil milhões de dólares para esquemas na Internet, o que representa um considerável aumento face aos 6.9 mil milhões de dólares registados em 2021.

Apesar do aumento das perdas a nível monetário, as queixas junto das autoridades foram inferiores à de anos anteriores, em apenas 800,944. Muitas vítimas de esquemas online não relatam os acontecimentos às autoridades, e muitas vezes acabam por enfrentar as perdas silenciosamente.

 

A maioria dos esquemas envolveram algum género de esquema com criptomoedas, em parte devido à facilidade com que as criptomoedas podem ser usadas para ocultar a identidade dos atacantes, e por estarem consideravelmente mais acessíveis para as vítimas – também relacionado com o aumento de interesse neste campo.

 

No entanto, existem alguns valores positivos. O número de queixas nas autoridades relativamente a ataques de ransomware caiu consideravelmente – não que isso queira dizer que os ataques de ransomware tenham seguido a mesma tendência, mas é um bom caminho.

 

O FBI alerta, no entanto, que estes números podem não demonstrar todo o panorama dos ataques nos EUA – e muito menos a nível global, onde os valores podem ser consideravelmente mais elevados. Muitas das vítimas de ataques e esquemas online optam por não revelar os mesmos às autoridades, muitas vezes por vergonha ou por considerarem que as forças governamentais não iriam ajudar na causa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech