1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Esquema de phishing com cara falsa em frente de computador

 

O esquema de pagamentos fraudulentos encontra-se novamente com bastante atividade em Portugal, e partilha-se sobretudo a partir de mensagens SMS, mas com uma variante que pode enganar os mais desatentos.

 

Esquemas de falsos pagamentos e cobranças não são caso novo em Portugal, e faz algum tempo que os criminosos usam mensagens SMS de alegadas empresas, como a EDP ou os CTT, para notificarem as possíveis vítimas de encargos do mais variado género.

 

Este esquema evoluir de passar apenas de um link, que direciona os utilizadores para falsos sites de pagamento, para agora adotarem até mesmo referências de pagamento.

Uma das que tem vindo a tornar-se bastante popular nos últimos dias diz respeito a um suposto pagamento de eletricidade. O utilizador recebe uma SMS, que afirma ser da "Energia de Portugal", a indicar que se encontra em falta um pagamento, sendo ainda incluído uma referência e entidade, com o valor para pagamento.

 

Neste caso, a entidade "21800", que tem sido usada para o esquema, diz respeito à entidade do PayPal, e é normalmente usada para o carregamento de contas nessa plataforma. No entanto, se a vítima realizar o pagamento, neste caso encontra-se a enviar o dinheiro para a conta do PayPal dos atacantes.

 

Mensagem de exemplo para o esquema

 

A colocação dos dados de pagamento diretamente na SMS pretende dar um pouco de credibilidade ao caso, apesar de nenhuma entidade legitima o realizar. No entanto, existe também um pequeno pormenor relativamente a este caso.

 

Invés de usarem valores consideravelmente elevados para tentar enganar as vítimas, agora os atacantes partiram para o esquema de usar valores relativamente mais baixos, na casa dos 20 euros. Isto acaba por criar a ideia que pode tratar-se, efetivamente, de uma falha de pagamento.

Muitos utilizadores, ao verem este valor, podem considerar o pagamento rápido para solucionar o problema, sem tentarem ver o mesmo primeiro. Isso pode levar a que os atacantes acabem por receber o dinheiro, antes que as vítimas tenham tempo de realmente verificar o que aconteceu.

 

É importante relembrar que nenhuma entidade legitima de fornecimento de serviços, nomeadamente de Eletricidade e similares, envia referências de pagamento via SMS – e, a realizar, será primeiro sobre um contacto direto com o cliente. Em caso de dúvida, é recomendado que comece por contactar a entidade que lhe fornece o serviço e que indica encontrar-se em dívida, como forma de validar se é verdadeiro ou não.

Nunca realize o pagamento de uma referência sem primeiro comprovar exatamente do que se trata e da sua origem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech