1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

chatbot da baidu

 

Desde que a OpenAI revelou o ChatGPT ao mundo, várias empresas começaram também a criar as suas próprias versões de chatbots similares. Um dos exemplos encontra-se na Microsoft, que se encontra a usar a tecnologia da OpenAI no Bing Chat, e a Google com o seu Bard.

 

No lado da China, temos a Baidu, que faz algum tempo que revelou o Ernie, um chatbot que também usa IA para fornecer informações, e é uma espécie de Bing Chat mas focado para o motor de pesquisa da empresa chinesa.

No entanto, apesar do entusiasmo com a revelação deste chatbot por parte da comunidade chinesa, a sua revelação foi desapontante para muitos. Quando o Ernie Bot foi apresentado, a empresa destacou algumas das suas funcionalidades com um evento dedicado para o mesmo, mas estas ficaram aquém do que era esperado.

 

As principais críticas encontram-se no facto que o Ernie Bot fornece pouca ou nenhuma inovação face ao que já se encontrava no mercado, e até mesmo comparando com o ChatGPT. Em parte, as críticas encontram-se também relacionadas com o facto que existia uma grande antecipação por este sistema, que não foi propriamente atingido.

 

Ao mesmo tempo, existem ainda críticas associadas com questões políticas. O Ernie Bot encontra-se criado por uma empresa chinesa, que tem de seguir as regras da China. Com isto, qualquer questão que seja colocada ao mesmo sobre o governo da China o chatbot faz os possíveis para evitar a resposta – e existe quem considere que isso comprova que o modelo de linguagem do mesmo encontra-se consideravelmente moldado para certos temas.

 

No entanto, a Baidu afirma que o Ernie Bot não foi criado para competir com outros sistemas de chatbots de IA no mercado, mas sim para criar uma base de desenvolvimento da empresa para a China, que no futuro pode ser usado para expandir o poder da IA no mercado chinês.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech