Durante o dia de hoje, o Twitter revelou finalmente uma parte do código-fonte associado com o sistema de recomendações da plataforma. E não demorou muito tempo para que fossem encontradas partes do código que demonstram como este funciona – mas também de forma tendenciosa para o lado de Elon Musk.
O Twitter apresenta recomendações com base em diversos aspetos, e para tal analisa uma lista de informações respeitantes às contas e às publicações das mesmas.
Por exemplo, a plataforma dá relevância a conteúdos que sejam publicados sobre utilizadores com bastante atividade dentro do Twitter, ou de candidatos políticos e governantes. No entanto, uma parte do código demonstra também que a plataforma verifica se os tweets estão a ser enviados… por Elon Musk.
Uma parte do código fonte do sistema de recomendações do Twitter possui a referência a Elon, com a variável "author_is_elon". Basicamente, esta secção do código analisa se a mensagem é publicada por Elon Musk, e se for verdadeiro, recomenda a mesma.
Basicamente, o sistema encontra-se a dar preferências a conteúdos que sejam explicitamente publicados por Elon Musk dentro da sua plataforma, dando prioridade aos mesmos invés de outras contas.
Esta secção do código também possui como referência a "power users", que são utilizadores que possuem mais atividade dentro do Twitter, bem como candidatos políticos republicados e democratas.
O interessante desta secção de código será em como analisa especificamente se as mensagens são enviadas por Elon Musk, como forma de recomendar as suas mensagens a outros utilizadores. De relembrar que um dos problemas que Musk tinha indicado internamente aos engenheiros do Twitter, no início do ano, seria que as suas mensagens não se encontravam a ganhar atenção suficiente.
Isto terá levado os engenheiros a modificar o código para dar mais destaque aos conteúdos de Musk, tanto que uma falha recente terá mesmo levado as mensagens de Elon a serem colocadas em destaque na plataforma durante horas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!