1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

IA em robot

 

Nos dias de hoje, a Inteligência Artificial faz parte do dia a dia de muitos utilizadores, e na internet é um tema que tem vindo a ganhar bastante destaque – sobretudo depois de ferramentas como o ChatGPT e Bing Chat terem surgido.

 

No entanto, juntamente com todas as melhorias que esta tecnologia pode trazer, também se encontram algumas preocupações, tanto que de forma recente as autoridades italianas bloquearam a plataforma da OpenAI sobre receios relacionados com a privacidade dos cidadãos.

 

Várias personalidades já demonstraram as suas ideias sobre a tecnologia, e agora, o presidente dos EUA é mais uma delas. Joe Biden pretende que as empresas tenham cuidado antes de usarem IA sobre os seus produtos, sobretudo quando os mesmos se destinem para uso com o público em geral.

 

De acordo com a Reuters, o presidente dos EUA terá estado presente numa conferência, onde estariam também vários especialistas de diversas empresas sobre o tema da IA. Na mesma, quando questionado se este considera a IA como algo perigoso para o futuro, Joe Biden optou por se manter neutro, indicando apenas que ainda é necessário analisar isso, frisando no entanto que "pode ser" – em parte dependendo do uso que seja dado à tecnologia.

 

Em clarificação, o mesmo terá referido que as empresas de tecnologia necessitam de ter a responsabilidade de tornar os produtos seguros antes de os disponibilizarem para o público em geral. Apesar de o mesmo considerar que a IA pode ajudar em várias tarefas, ao mesmo tempo existe a necessidade de o realizar com um uso moderado, tendo em conta que também pode ser usado para tarefas prejudiciais para a humanidade em geral.

 

Apesar de nada concreto ter ficado decidido desta reunião entre o presidente e as empresas, foi a porta de entrada para que, no futuro, sejam criadas novas leis focadas em garantir a regulamentação do uso deste género de tecnologias – e eventualmente algo que possa beneficiar os utilizadores em geral, mas também as empresas.

 

O tema da segurança da IA ainda é algo bastante discutido em diferentes mercados. Enquanto uns consideram que a tecnologia pode realmente ajudar no dia a dia de algumas tarefas, outros também consideram que pode abrir problemas maiores a nível da privacidade e segurança dos utilizadores em geral – sobretudo se for usada para fins maliciosos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech