1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Play Store da Google

 

A Google parece focada em permitir que os utilizadores tenham mais controlo sobre os dados que enviam para as diferentes apps na Play Store. E dentro desta ideia, a plataforma encontra-se agora a aplicar novas regras para quem pretenda enviar apps para a sua plataforma.

 

Segundo a empresa, as aplicações que estejam disponíveis na Play Store, e que recolham dados dos utilizadores das mesmas – como é o caso de contas de utilizador – terão brevemente de fornecer uma forma de os utilizadores removerem esses dados, o que se aplica tanto na app em si como para a web.

Os programadores também terão de remover completamente os dados de um utilizador quando estes pedem para remover uma conta da sua plataforma.

 

A ideia da Google será garantir que os utilizadores possuem mais controlo sobre os seus dados, e que possuem ferramentas adequadas para realizarem esses pedidos caso considerem necessário. Ao mesmo tempo, pretende também demonstrar uma maior transparência para a loja de aplicações da Google e de segurança.

 

A ter em conta que os utilizadores podem ter o controlo para remover apenas os conteúdos que considerem necessários. Por exemplo, estes podem controlar apenas remover conteúdos enviados para uma app e não a conta na mesma por completo – e as entidades responsáveis por essas apps devem remover os conteúdos.

 

As aplicações enviadas para a Play Store devem encontrar-se atualizadas sobre esta nova política, sendo que vai entrar em vigor no início de 2024.

 

Curiosamente, a medida surge alguns meses depois de a Apple ter lançado uma iniciativa similar para a App Store, também voltada em dar mais controlo sobre os dados dos utilizadores na plataforma e dentro das apps da mesma. Neste caso, a Apple não pretende que os utilizadores sejam algo de potenciais roubos de credenciais ou de dados sensíveis apenas porque não existia forma de removerem os seus dados de uma aplicação que usaram no passado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech