A IBM parece encontrar-se a focar em força nas tecnologias de Inteligência Artificial, ao ponto que se encontra a ponderar mesmo substituir alguns postos de trabalho por locais onde a IA seja o foco das atividades.
A empresa revelou que vai suspender a contratação de quase 7800 postos de trabalho que podem ser substituídos por Inteligência Artificial – medida que deve vir a ser aplicada durante os próximos anos. Isto aplica-se também a substituir alguns postos de trabalho de funcionários que tenham sido despedidos, e que podem ter as suas tarefas substituídas por IA.
Arvind Krishna, CEO da empresa, afirma em entrevista ao portal Bloomberg, que esta suspensão das contratações vai afetar sobretudo algumas divisões da empresa, como a de recursos humanos. Krishna afirma que, no futuro, quase 30% dos postos de trabalho podem ser substituídos por tecnologias automáticas, capazes de realizar as mesmas tarefas e de forma mais eficaz e rápida, num período de cinco anos.
Esta ideia de a IA vir a substituir postos de trabalho é um receio que muitos funcionários possuem, em parte porque a tecnologia pode criar as tarefas mais rapidamente e de forma automatizada, com custos bem mais reduzidos. Krishna afirma que uma grande parte das tarefas atuais que são feitas pelos recursos humanos podem ser substituídas por tarefas automáticas via IA.
De relembrar que a IBM foi uma das empresas que, no início deste ano, revelou que iria realizar cortes de funcionários na empresa, afetando 3900 postos de trabalho. Apesar disso, a empresa garante que ainda se encontra a realizar a contratação de novos trabalhadores, tendo adicionado mais de 7000 funcionários a diversas divisões da empresa desde o início do ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!