1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware no Dropbox

 

Os criminosos encontram-se sempre à procura de novas formas de enganarem as potenciais vítimas, e um esquema que tem vindo a surgir cada vez mais encontra-se no uso de plataformas cloud legitimas para distribuição do malware.

 

A técnica tem vindo a ser cada vez mais usada, e consiste em usar os próprios sistemas de partilhas das plataformas cloud, como o Dropbox. De acordo com os investigadores da empresa de segurança Check Point, o esquema começa quando as vítimas recebem um suposto email contendo documentos considerados importantes.

 

Os criminosos usam o sistema de partilha das plataformas cloud para enviar as mensagens, indicando mensagens que podem levar os utilizadores a descarregar os conteúdos maliciosos. Como as mensagens são enviadas diretamente pelas plataformas cloud, a maioria contorna os filtros de spam e acaba por ser recebida na caixa de entrada dos utilizadores.

 

Os criminosos usam este sistema para enviar às vítimas mensagens aparentemente relevantes, mas para conteúdos maliciosos que se encontram alojados nas próprias plataformas cloud. Em grande parte, os criminosos aproveitam os períodos de teste desta plataforma, ou usam serviços gratuitos para tal.

 

Em alguns casos, dependendo da plataforma, as vítimas podem também ser direcionadas para falsos sites de login, em diferentes plataformas de email ou de cloud, onde são então roubados os dados de acesso caso sejam introduzidos.

 

Este género de ataque é bastante eficaz, visto contornar a maioria dos filtros de spam. E pode ter consequências ainda mais graves para empresas, que tendem a usar mais este género de serviços para comunicações com clientes – o envio dos conteúdos pode ser entendido pelas potenciais vitimas como apenas mais uma mensagem de um cliente, quando é na verdade malware.

 

Como sempre, é importante para os utilizadores terem atenção à origem das mensagens, verificando atentamente todos os links e para onde os mesmos direcionam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech