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Volkswagen ID.2

 

Já não é novidade que a Volkswagen não vai abandonar a icónica sigla GTI na sua transição para a mobilidade elétrica. O muito aguardado ID.2 GTI, um sucessor espiritual do Polo em formato elétrico, está confirmado. Contudo, parece que a marca alemã tem planos bem mais ambiciosos e apimentados para o seu futuro compacto.

 

Segundo informações avançadas pela Autocar, a Volkswagen poderá estar a desenvolver uma versão R do ID.2. Se o GTI já promete emoções fortes, esta potencial versão R elevaria a fasquia para um patamar completamente diferente no segmento dos pequenos desportivos elétricos.

 

Uma revolução com mais de 400 cavalos?

 

A grande vantagem da eletrificação é a facilidade com que se pode extrair potência. O futuro Volkswagen ID.2 GTI deverá contar com uns respeitáveis 286 cv, um valor que o colocará em pé de igualdade ou até acima de rivais como o MINI Cooper SE ou o Alpine A290.

 

No entanto, o ID.2 R jogaria noutra liga. A publicação britânica sugere que a potência poderá ultrapassar os 400 cv, graças à adição de mais motores elétricos. Com estes números, seria de esperar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h bem abaixo dos 4 segundos, um valor capaz de envergonhar muitos desportivos de renome.

 

A tecnologia inovadora dos motores nas rodas

 

A maior novidade técnica deste possível ID.2 R seria a sua arquitetura de propulsão. Em vez de uma configuração tradicional, o modelo poderia adotar motores elétricos integrados diretamente nas rodas traseiras. Esta solução, ainda inédita na Volkswagen, permitiria uma tração integral com vetorização de binário de alta precisão.

 

A integração dos motores nas rodas, apesar de aumentar as massas não suspensas, traria benefícios significativos em termos de dinâmica, como a redução do peso geral e uma melhor centralização das massas. Fontes da Volkswagen, citadas pela Autocar, indicam que a empresa está a colaborar com um parceiro tecnológico especializado no desenvolvimento destes motores, que são mais compactos, leves e potentes.

 

Uma das grandes vantagens desta abordagem é que o aumento drástico de potência seria alcançado sem comprometer o espaço interior ou a capacidade da bagageira, um trunfo importante face à concorrência.

 

O que mais esperar de um "R" elétrico

 

Para além de um sistema de propulsão radicalmente diferente, um Volkswagen ID.2 R receberia, naturalmente, um tratamento completo da divisão R. Isto inclui afinações específicas no chassis, uma suspensão mais desportiva, travões de maior dimensão e modos de condução ajustados para tirar o máximo partido do hardware.

 

O objetivo seria claro: posicionar o ID.2 R não apenas como um compacto rápido, mas como uma nova referência de agilidade e prazer de condução no universo dos pequenos desportivos elétricos.

 

Apesar de todo o entusiasmo, a prioridade da Volkswagen é o lançamento das versões convencionais do ID.2, previsto para 2026. O sucesso deste modelo é crucial para a estratégia da marca na Europa. Se o ID.2 R receber luz verde para produção, marcará não só um salto tecnológico para a Volkswagen, mas também o início de uma nova e emocionante era para a sigla "R" no mundo elétrico.




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