No início do mês, o utilizador NTDEV do Twitter revelou uma versão personalizada do Windows 10, focada em ser o mais leve possível até mesmo para sistemas antigos. Esta adaptação pretendia ser uma forma dos utilizadores poderem instalar o Windows em sistemas que, normalmente, poderiam ficar lentos com todo o bloatware no mesmo.
A versão inicial ficou disponível apenas na variante de 32 bits, focada para computadores antigos e com menos recursos. Agora, o programador revela a versão adaptada do Windows 10 2303, que se encontram disponível em 64 bits e com ligeiras melhorias face à versão original.
Apesar de ter o nome de 23H1, esta versão do Tiny10 é baseada no Windows 10 LTSC 21H2, sendo que conta com todos os extras desnecessários retirados para tornar o sistema o mais leve possível, mas também com menos recursos a nível de espaço em disco.
Segundo o programador, o tiny10 23H1 encontra-se focado para quem pretenda a experiência do Windows 10, em sistemas mais antigos, e com total segurança.
Outra novidade desta versão encontra-se no facto que os utilizadores podem, caso pretendam, realizar o upgrade de versões antigas do tiny10, sem terem de reinstalar completamente o sistema.
De notar que o tiny10 23H1 ainda se trata de uma instalação do Windows 10, e portanto necessita de uma licença válida para poder ser usado. As chaves antigas do Windows 7 e 8 também devem funcionar sem problemas, tendo em conta o upgrade gratuito da Microsoft.
Os utilizadores interessados podem descarregar esta versão via o Internet Archive.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!