1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome com computador e senhas de login

 

A Google encontra-se a preparar um conjunto de novas funcionalidades, que pretendem garantir mais proteção para as senhas dos utilizadores guardadas no navegador.

 

Apesar de existirem gestores de senhas que facilitam a tarefa de criar e guardar todos os dados de login online, muitos utilizadores ainda optam por usar apenas o gestor de senhas que se encontra integrado no navegador.

O Chrome tem vindo a melhorar nesse sentido, tornando o seu gestor de senhas praticamente numa aplicação por si mesmo, mas a Google encontra-se agora a preparar novidades para o tornar ainda melhor, e também para garantir mais segurança dos dados contidos no mesmo.

 

Para começar, os utilizadores agora terão uma forma de, mais rapidamente, acederem ao Gestor de Senhas, ficando disponível num novo atalho rápido para o mesmo no ambiente de trabalho. Este permite que os utilizadores tenham acesso a todas as definições do Gestor de Senhas do Chrome, bem como possam rapidamente aceder aos dados.

 

Gestor de senhas do Chrome

 

Outra novidade, que vai adicionar uma camada adicional de segurança para as senhas, será a necessidade de autenticação biométrica para se usar uma senha guardada no desktop. Isto era algo que já existia no Chrome para dispositivos móveis, mas que agora fica disponível também para utilizadores no computador.

 

Autenticação biométrica do chrome para uso de senhas

 

Desta forma, para os utilizadores poderem usar as senhas guardadas no Chrome, necessitam primeiro de se autenticar pelo Windows Hello, ou usando outro sistema de autenticação dedicado, como de impressões digitais ou reconhecimento facial. Isto deve ser feito antes de a senha ser introduzida no site que se pretende, evitando que terceiros com acesso ao sistema possam usar os dados.

 

Outra melhorias que também vai ser adicionada será a capacidade de se colocarem notas junto das senhas. Com este sistema, os utilizadores podem colocar pequenas notas de texto salvaguardadas com os dados de login – por exemplo, contendo dados de informação ou códigos de backup.

 

sistema de notas para senhas do chrome

 

Para quem pretende mudar de Gestor de Senhas, ou de navegador, para usar o Chrome, agora vai ficar também mais simples transferir as suas senhas para o Gestor de Senhas do Chrome. O novo sistema de importação de conteúdos continua a permitir que as senhas sejam rapidamente importadas de ficheiros CSV, mas agora chega também o suporte nativo para importação do Edge, Safari, 1Password, Bitwarden, Dashlane e LastPass.

 

importar senhas no chrome

 

Por fim, o sistema de verificação de segurança da Google agora encontra-se disponível também para o Chrome no iOS, permitindo aos utilizadores verificarem senhas potencialmente comprometidas ou que estejam a ser reutilizadas.

 

É importante relembrar que, apesar de todas estas melhorias, guardar as senhas no navegador ainda possui alguns riscos. Estas senhas encontram-se encriptadas apenas com os dados de login do sistema operativo, pelo que, se o sistema estiver infetado, podem ser rapidamente roubadas.

Em contrapartida, gestores de senhas dedicados implementam medidas adicionais de proteção contra este género de roubos, e tornam mais complicado – embora não impossível – que as senhas sejam roubadas mesmo em sistemas infetados por malware.

 

Ainda assim, para quem guarda as senhas no Chrome, certamente que serão melhorias importantes a ter em conta.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech