De tempos a tempos surgem novos esquemas de spam pelas redes sociais, e no caso do Instagram, um que tem vindo a ganhar bastante destaque será de esquemas de cartões oferta da Shein.
Apesar de não ser recente, a plataforma encontra-se a ser novamente invadida nos últimos dias por contas de spam, focadas em marcar contas aleatórias de utilizadores na mesma, com a indicação de que os utilizadores ganharam um cartão de oferta da Shein.
Estas contas marcam os utilizadores em stories e publicações em massa, indicando aos mesmos para resgatarem a oferta num link que se encontra no perfil. No entanto, caso os utilizadores acedam ao mesmo, são direcionados para um site que começa por colocar várias questões – e eventualmente requer que os utilizadores divulguem dados sensíveis e pessoais.
Este esquema tem vindo a ocorrer em vagas pela plataforma. Normalmente surge durante alguns dias, identificando contas de forma massiva, e permanece dormente durante algumas semanas, antes de voltar ao ativo.
Neste momento, vários utilizadores confirmam que a plataforma encontra-se novamente a ser alvo do esquema, com milhares de contas a serem identificadas nestas contas falsas.
Uma das formas de prevenir este género de esquemas será desativar a marcação em fotos e stories por terceiros, algo que pode ser feito nas configurações do Instagram. É também possível colocar a conta como privada, o que deve prevenir este género de esquemas, mas ao mesmo tempo impede que os utilizadores tenham os seus conteúdos públicos.
Obviamente, deve-se sempre evitar aceder aos conteúdos que são pedidos nas stories e publicações – bloquear as contas pode ajudar, mas tendo em conta o volume elevado de contas de spam que existem e são criadas, esta tarefa pode revelar-se ineficaz.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!