Durante a WWDC 2023, uma das grandes novidades da Apple foi o seu novo dispositivo de realidade mista. O Apple Vision Pro destacou-se pelo seu design único e características de topo, mas também pelo seu preço: 3500 dólares.
Durante o evento, a Apple referiu que estaria a preparar-se para uma nova era na realidade virtual – que a empresa não chamou pelo nome, mas sim de computação espacial. No entanto, algo ficou claro: este dispositivo não é para todos.
O Apple Vision Pro encontra-se focado para uma camada bastante restrita de utilizadores, em parte devido ao seu preço elevado face a algumas alternativas no mercado. No entanto, a empresa pode ter a solução para isso em breve.
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple pode estar a preparar-se para revelar em breve uma versão mais barata do Vision Pro. Este dispositivo iria, muito possivelmente, ser mais barato e focado para um publico mais vasto de utilizadores, mas continuando a manter algumas das características de destaque do modelo mais avançado.
A ideia da Apple seria criar um dispositivo que fosse mais acessível para todos, permitindo aos utilizadores darem os primeiros passos em realidade virtual e aumentada. No entanto, mesmo com essa ideia em cima da mesa, ainda ficam questões de como a Apple espera atingir isso.
Em parte porque, um dos motivos para o preço elevado do Apple Vision Pro, encontra-se nas tecnologias avançadas que o mesmo integra. Colocar essas mesmas tecnologias num dispositivo mais barato pode ser algo complicado de realizar.
Acredita-se que um dos motivos do elevado preço no modelo atual esteja sobre os seus conjuntos de câmaras e de ecrãs Micro OLED. Uma das formas de reduzir custos pode passar por usar menos câmaras e adotar ecrãs microLED, de menor qualidade.
O design também pode ser alterado, contando com uma estrutura mais simples. E algumas características também podem ser reduzidas, como exemplo, colocando um chip de geração anterior.
Gurman afirma ainda que, o facto da Apple ter dado ao dispositivo o nome de "Pro", indica que a empresa espera em breve lançar uma versão "não pro", como acontece em várias das suas linhas de produtos.
No entanto, para já nada ainda se encontra confirmado, portanto deve-se ter esta informação apenas como rumores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!