Durante o evento Google I/O deste ano, a Google focou-se na Inteligência Artificial como o "futuro" para a empresa. Vários serviços da mesma começaram a receber integrações focadas em IA, e novidades para os utilizadores melhorarem as experiências na plataforma.
E agora, começa a chegar a altura de se ver algumas dessas novidades "em ação", com a primeira vaga a surgir junto dos utilizadores, focadas em melhorar a experiência de pesquisa e de uso dos diferentes serviços da empresa.
A primeira novidade encontra-se para a Pesquisa da Google, no que é conhecido como "Search Generative Experience". Esta funcionalidade tinha começado a surgir em testes o mês passado, e permite aos utilizadores terem acesso a pesquisas com a ajuda da IA, que apresentam os resultados de forma consideravelmente mais rápida – a IA analisa os conteúdos com base no que os utilizadores pesquisem, e apresenta um resumo rápido que poderá responder às questões dos utilizadores.
Na mais recente atualização, os utilizadores podem também usar este sistema para procurarem hotéis, restaurantes, destinos de viagem e outros, melhorando os resultados e apresentando os conteúdos num formato que seja mais rapidamente visível para o utilizador sem ter de aceder a diferentes links.
Outra melhoria que a empresa se encontra a lançar será focada para o Google Bard. Agora, o chatbot da empresa deve começar a permitir que os utilizadores tenham resultados criados com base em imagens. Este sistema pode ajudar a apresentar conteúdos de forma mais visual no chatbot.
Por exemplo, os utilizadores podem questionar o Bard sobre localizações populares para visitar num pais, sendo que o sistema irá apresentar as mesmas com uma pequena imagem a acompanhar.
Ao mesmo tempo, é também possível usar imagens como forma de obter informações do Bard. Por exemplo, se o utilizador enviar uma imagem para o chatbot, pode depois pedir informações baseadas na mesma – a IA analisa o conteúdo da imagem, e cria o resultado final com base nesse.
Para os utilizadores que gostam de realizar compras online, existe agora uma nova funcionalidade de "teste virtual" de roupas e acessórios, que permite usar a IA para criar uma versão virtual de uma pessoa, onde se pode testar roupas, joias e outros acessórios – sem ter de se comprar o mesmo. Os utilizadores podem usar este sistema para avaliar como um determinado produto iria ficar em diferentes pessoas – é possível escolher entre diferentes formatos de corpo, entre outras características.
Infelizmente, a maioria das novidades encontram-se ainda focadas apenas para os utilizadores nos EUA. Na Europa, a Google ainda se encontra a avaliar a melhor forma de integrar as suas tecnologias de IA, tendo em conta as leis de privacidade mais rigorosas nesta localização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!