1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Bateria no interior de smartphone

 

A Comissão Europeia encontra-se finalmente a dar passos para aplicar a nova lei que, no futuro, irá obrigar os fabricantes a terem de aplicar medidas para facilitar a substituição da bateria dos seus dispositivos eletrónicos por parte dos utilizadores.

 

A nova lei tinha sido inicialmente proposta faz mais de seis meses, mas agora recebeu a nova aprovação dos estados membros, e encontra-se a entrar numa nova fase para a integração nos mercados.

 

Esta nova lei não se aplica apenas a smartphones, mas a qualquer dispositivo que tenha uma bateria associada, seja smartphones, tablets, portáteis, e até veículos elétricos. A votação para esta nova lei passou faz apenas alguns dias, com 587 votos a favor. A mesma estipula ainda algumas regras que as fabricantes dos produtos devem adotar para permitir aos utilizadores alterarem a bateria dos seus dispositivos, caso estes assim o pretendam, sem terem de recorrer a centros especializados ou usar ferramentas proprietárias da empresa.

 

Entre os motivos que levaram à aprovação desta nova lei encontra-se a redução do lixo eletrónico, bem como em promover a reciclagem e longa duração dos dispositivos. Apesar de existirem formas de alterar a bateria dos dispositivos atuais, estas são consideravelmente difíceis para a grande maioria – que opta, invés disso, por comprar um novo dispositivo.

 

Apesar de esta nova lei ser benéfica para os consumidores em geral, também possui os seus pontos negativos. Em tempos, os dispositivos vinham com baterias removíveis, que foram sendo gradualmente descontinuadas tendo em conta que os fabricantes optaram por usar dispositivos com outras funcionalidades – como é o caso da proteção contra água, que não pode existir neste género de equipamentos com baterias removíveis.

 

Esta nova lei pode vir a obrigar os fabricantes a aplicarem alterações nos seus designs, e possivelmente, a deixarem de oferecer algumas características que muitos utilizadores consideram essenciais nos dias de hoje.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech