A Huawei encontra-se sem a capacidade de lançar dispositivos com suporte a redes 5G desde que foi alvo de sanções pelos EUA, em 2019. Esta medida afetou a capacidade da empresa em adquirir os componentes necessários para poder usar redes 5G em geral.
No entanto, de acordo com os mais recentes rumores, a empresa encontra-se agora a testar os seus próprios componentes “in-house” para poder aceder a redes deste formato, contornando as restrições.
Os rumores apontam que a Huawei irá colaborar diretamente com a chinesa SMIC, para desenvolver os seus primeiros chips de 5G dedicados. Estes iriam ser fabricados no processo N+1 da empresa, e seriam comparáveis aos chips de 7nm.
Com estes, a empresa poderia vir finalmente a lançar os seus smartphones com suporte a 5G, o que daria uma “nova vida” à marca. Desde que as restrições foram aplicadas em 2019, as vendas da Huawei cariam a pique.
O lançamento de dispositivos com suporte a redes 5G poderia dar um novo impulso nas vendas da empresa, visto ser uma característica bastante procurada pelos consumidores atualmente.
Mas mesmo que os novos dispositivos venham a chegar ao mercado com este chip, é possível que as vendas ainda sejam consideravelmente limitadas. Não se espera que os EUA venham a permitir que os dispositivos da empresa voltem a ser vendidos nesse mercado e para os seus consumidores – e as vendas a nível da Europa podem ser consideravelmente reduzidas face às alternativas que existem atualmente.
Ainda assim, a chegada do chip pode abrir novas possibilidades para a empresa, e sobretudo, para ajudar a esta ganhar novamente terreno no mercado dos smartphones.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!