A Tesla encontra-se a ser alvo de mais uma investigação nos EUA. Desta vez será por parte da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que vai investigar mais de 280.000 veículos Tesla Model 3 e Y por relatos de falhas no controlo da viatura.
A investigação vai analisar as queixas de pelo menos 12 incidentes, relacionados com modelos produzidos em 2023, onde os condutores perderam subitamente o controlo das viaturas durante a condução.
Os relatos apontam que, no momento do incidente, o veículo terá perdido potência e o volante simplesmente bloqueava sem a capacidade de controlo do condutor.
De acordo com o portal Reuters, um dos incidentes foi relatado por um dono do Model 3, que terá experienciado a situação de falha, levando a que o veículo saísse da estrada e fosse embater contra uma árvore.
Noutro relato, o dono de um Model Y afirma que o veículo começou subitamente a emitir alertas de direção, ao mesmo tempo que virava para o lado direito sem resposta do condutor.
A investigação da NHTSA pretende determinar se, derivado do elevado número de relatos de problemas, pode existir alguma falha com os modelos lançados este ano dos veículos da Tesla. Caso tal se verifique, existe a possibilidade da empresa ter de realizar a recolha de todos os veículos vendidos este ano, o que corresponde a cerca de 280,000 unidades.
É importante ter em conta que esta não é a primeira vez que a Tesla enfrenta problemas derivado da segurança dos seus veículos. No passado, já ocorreram vários relatos de falhas com o sistema de condução que a empresa integra nos seus veículos, que em algumas situações levaram a problemas graves durante a condução.
Desde 2016, a NHTSA já terá iniciado mais de uma dezena de investigações à Tesla por relatos de falhas e problemas com os veículos da empresa, que podem comprometer a segurança dos condutores. Destas investigações encontram-se 20 que foram relacionadas com acidentes de onde ocorreram vitimas mortais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!