A Federal Trade Commission nos EUA terá recentemente iniciado uma nova investigação à OpenAI, derivado de possíveis violações associadas com as ferramentas da plataforma, e de como o ChatGPT em particular pode ter violado algumas leis norte-americanas.
De acordo com o portal Washington Post, a FTC pretende averiguar algumas queixas realizadas sobre o ChatGPT, que indicam que a ferramenta da OpenAI encontra-se a ser usada para fornecer informação incorreta relativamente a pessoas diversas.
A investigação vai ainda averiguar se a ferramenta da OpenAI terá sido usada para prejudicar a reputação dos consumidores.
Ao mesmo tempo, a entidade pretende ainda investigar o que acontecem em Março deste ano, quando o ChatGPT teve de ser temporariamente suspenso, depois de ter sido descoberto que o mesmo estaria a permitir acesso a dados sensíveis de utilizadores com o ChatGPT Plus.
Ao mesmo tempo, esta medida da FTC pode ser o primeiro passo para as autoridades norte-americanas começarem a analisar melhor as ferramentas de criação de conteúdos via IA, e de formas para regulamentar o uso das mesmas e das suas consequências no mercado.
É importante ter em conta que a OpenAI encontra-se, atualmente, a enfrentar várias investigações, não apenas nos EUA mas noutros países, e sobretudo na Europa. A maioria centra-se na privacidade de dados dos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!