O TikTok encontra-se a realizar grandes mudanças na forma como os conteúdos vão começar a ser apresentados aos utilizadores, e que vai afetar todos os que tenham contas na União Europeia.
A empresa confirmou que, de forma a seguir as regras da Digital Services Act previstas até 28 de Agosto, os utilizadores terão agora de escolher se pretendem que o feed principal da plataforma seja apresentado com base nas sugestões de algoritmos ou não.
Os utilizadores que optarem por não ter os conteúdos recomendados pelos algoritmos do TikTok, vão poder desativar a personalização dos mesmos, o que se traduz em conteúdos menos relevantes a surgirem na página inicial – uma vez que deixam de se encontrar associados com a atividade dos utilizadores na rede.
A empresa refere que, para os utilizadores que decidam desativar a personalização, os vídeos que vão surgir serão os mais populares da localização de onde se encontrem e de outros criadores a nível global.
Esta medida vai também afetar as pesquisas, já que os primeiros resultados a surgirem vão ser de contas e conteúdos mais populares, invés dos mais recomendados com base nas atividades dos utilizadores.
De relembrar que, com base nas novas regras da Digital Services Act (DSA), as grandes plataformas sociais, de onde o TikTok se integra, devem fornecer aos utilizadores alternativas para verem os conteúdos num formato que não seja personalizado para os seus interesses ou de sistemas de “recomendação”.
Esta mudança, mesmo que pareça pequena na superfície, pode ter um grande impacto para o TikTok. Os algoritmos desta plataforma sempre foram considerados um dos sucessos da mesma, e em parte foi o que permitiu à plataforma crescer durante este tempo – e de criadores serem recomendados dentro da mesma.
No entanto, dar a opção de remover a personalização, deixa de lado essa capacidade, e os conteúdos que agora poderão começar a surgir serão menos baseados nos gostos de cada um, e mais na popularidade que certos conteúdos poderão ter dentro do serviço – o que acaba por focar mais em grandes criadores de conteúdos dentro da plataforma.
Ao mesmo tempo, a empresa refere ainda que vai começar a realizar mudanças na forma como a publicidade direcionada é apresentada, deixando de usar este sistema para utilizadores com idades entre os 13 e 17 anos.
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