1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Processador da Intel em motherboard

 

Depois de, recentemente, ter sido descoberta uma falha em diversos processadores da AMD, agora confirma-se um problema similar para os processadores da Intel. Um investigador da Google confirmou uma nova falha em várias familiares de processadores da Intel, que foi apelidada de “Downfall”, e pode permitir o roubo de senhas, chaves de encriptação e outros dados sensíveis.

 

A falha, com o código CVE-2022-40982, foi identificada como afetando todos os processadores Intel desde a geração Skylake até à Ice Lake. Explorando a mesma, os atacantes podem obter acesso a dados que, normalmente, estariam protegidos pela Software Guard eXtensions (SGX).

 

Daniel Moghimi, o investigador reposnsável pela descoberta, afirma que a falha pode ser facilmente explorada em sistemas afetados pela mesma, desde que os atacantes tenham acesso físico ao sistema.

 

A falha permite que conteúdos normalmente encriptados no sistema interno do processador da Intel possam ser obtidos, com uma velocidade de 8 bytes por segundo. Isto é o suficiente para poder registar alguns dados como senhas, chaves de encriptação e mensagens enviadas diretamente pelo processador.

 

O investigador afirma que para o ataque ser bem sucedido, é necessário acesso físico aos sistemas, mas que existe a possibilidade deste evoluir para ser explorado apenas via software – o que abre portas para um possível ataque via malware.

 

A Intel foi informada da falha em Agosto do ano passado, tendo estado em contacto com Moghimi para resolver a mesma. Uma atualização para os sistemas afetados encontra-se agora disponível, mas ainda cabe aos fabricantes disponibilizarem a mesma para os consumidores finais.

 

Apesar de ser uma falha considerável, os investigadores acreditam que a mesma será bastante complicada de executar com sucesso fora de ambientes de laboratório – ainda assim, existe o potencial para tal, dai que a atualização encontra-se agora disponível.

 

De notar que a correção desta falha pode afetar o desempenho final dos processadores, nomeadamente em ambientes HPC. A correção total da falha teria de ser feita no hardware, algo que não será viável – a correção via software vai ter sempre impacto a nível do desempenho final das mais variadas tarefas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech