A Google tem vindo a trabalhar para integrar o Rich Communication Services (RCS) na sua aplicação de Mensagens desde 2018, e recentemente a empresa confirmou que a funcionalidade iria ser ativada por padrão para todos os utilizadores.
No entanto, para além desta novidade, a empresa veio trazer também algumas melhorias para tornar as comunicações dentro deste protocolo mais seguras – e possivelmente para garantir mais privacidade do que em plataformas rivais no mercado.
De acordo com a empresa, a partir de agora, todas as mensagens enviadas via RCS vão começar a ser encriptadas ponta-a-ponta, garantindo assim mais privacidade e segurança para os dados enviados nas mesmas. Isto aplica-se tanto a mensagens individuais como também a mensagens enviadas em conversas de grupo.
De relembrar que a Google tem vindo a trabalhar na encriptação de mensagens RCS desde meados de 2020, e começou os testes com alguns utilizadores de forma relativamente rápida na altura. No entanto, apenas três anos depois a funcionalidade parece pronta para chegar junto dos consumidores.
Esta medida surge também apenas algumas semanas depois da Google integrar o Message Layer Security (MLS) na aplicação de Mensagens, o que, tecnicamente, permite que a aplicação possa comunicar com diferentes dispositivos, independentemente do sistema operativo dos mesmos.
De notar, no entanto, que para os utilizadores poderem beneficiar da encriptação de conteúdos dentro da app de mensagens da empresa, pode ser necessário aceitar alguns dos termos da mesma ou da operadora – o que deve surgir como uma notificação da próxima vez que abrir a app de Mensagens da Google.
No entanto, a medida certamente que se foca em incentivar os utilizadores a usarem este meio de comunicação, garantindo melhorias na forma como as mensagens podem ser enviadas, mas também mais segurança e privacidade para os conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!