1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chip da Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

 

Em qualquer novo smartphone que chega ao mercado, um dos componentes mais caros no seu interior é o processador. Este tende a ser o componente mais valioso dentro do dispositivo, e que em parte dita o preço final do mesmo para o mercado.

 

Atualmente a Qualcomm é a líder no que respeita a chips focados para smartphones no mercado, e o mais recente é o Snapdragon 8 Gen 2. Este chip custa aproximadamente 160 dólares em cada dispositivo onde é colocado, para os fabricantes, e foca-se sobretudo em equipamentos premium no mercado.

 

No entanto, se tivermos em conta os mais recentes rumores, é possível que a próxima geração do processador venha a ter um preço mais elevado, o que se pode refletir também nos preços finais dos smartphones futuros a chegarem ao mercado.

 

De acordo com o leaker Digital Chat Station, o futuro Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm, pode vir a ter um custo de produção mais elevado que o modelo atual, o que se vai traduzir num custo também mais elevado para os fabricantes que o pretendam integrar nos seus dispositivos.

Em parte, este aumento de preço pode dever-se ao novo processo de produção em 4 nm N4P da TSMC, que deve ser usado nos futuros chips da linha Snapdragon. Apesar de ter as suas melhorias, este processo também eleva os custos de produção, e consequentemente, o preço final do chip.

 

Com isto, será de prever que futuros dispositivos onde o chip venha a ser usado possam ter de aumentar de preço também. As fabricantes devem optar por manter as suas margens de lucro, e isso implica que futuros smartphones de marcas como a Samsung, Xiaomi e outros podem vir a custar mais para os consumidores.

 

No entanto, existe uma via alternativa que algumas fabricantes ainda podem adotar: a MediaTek. Acredita-se que o MediaTek Dimensity 9300 venha a contar com um desempenho similar ao do modelo da Qualcomm, e até com algumas vantagens, como é o caso do suporte a RAM LPDDR5T – mais rápida.

 

No entanto, nem todas as fabricantes podem ficar confiantes para essa mudança. Será algo que ainda se necessita de esperar para ver, tendo em conta as diferenças na qualidade de construção entre os dois chips.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech