Como se sabe, a Huawei foi uma das empresas chinesas alvo dos EUA, que recebeu sanções do pais que impediram o uso de várias tecnologias. No entanto, agora existem acusações que a Huawei pode ter criado uma “entidade secreta” na china para continuar a desenvolver os seus chips, mesmo com sanções.
De acordo com o portal Bloomberg News, existe toda uma “cadeia de produção de chips secreta” na China, que a Huawei usa para desenvolver algumas das suas tecnologias, e que se encontra a contornar algumas das sanções que lhe foram aplicadas. O governo dos EUA estaria também ciente desta linha secreta de produção.
A ideia foi deixada por uma associação de semicondutores dos EUA, que indica que a Huawei terá usado uma parte dos mais de 30 mil milhões de dólares que recebeu do governo da China para investir em fábricas, que serão usadas para aplicar as tecnologias desenvolvidas.
A entidade afirma que a Huawei encontra-se a criar esta linha de produção alternativa através de empresas “mascaradas”. Basicamente, empresas que não se encontram bloqueadas pelas sanções do governo dos EUA estão a usar as tecnologias e a adquirir as mesmas de empresas norte-americanas, enquanto que dentro da china, as mesmas são depois partilhadas diretamente com a Huawei.
No final, a ideia será que a Huawei encontra-se a contornar as restrições ao usar empresas fantasma para obter as mesmas tecnologias nos EUA, usando-as para desenvolver os seus produtos finais.
Até ao momento a empresa não deixou qualquer informação sobre o caso, sendo que todas as informações partem apenas de rumores. Não se conhece se a associação em causa possui detalhes concretos que possam provar essas afirmações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!