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Logo do Youtube Shorts

 

Não existe como negar que o TikTok veio revolucionar a forma como os utilizadores acedem a conteúdos, sobretudo em formato de vídeo de curta duração. A popularidade da plataforma levou muitas outras a criarem as suas próprias alternativas.

Até mesmo o YouTube, que é conhecido pelos vídeos de conteúdos mais longos, entrou na ideia com os Shorts. E a verdade é que o sucesso deste género de conteúdos está a aumentar.

 

Mesmo no YouTube, os Shorts começam a ganhar cada vez mais tendência. Muitos utilizadores começam a usar a plataforma com este formato de vídeos rápidos, invés de adotarem a postura de verem os vídeos mais longos, pelos quais o serviço é conhecido.

 

O curioso, neste caso, encontra-se no facto que estes conteúdos de vídeo mais pequenos e rápidos podem estar a ofuscar os vídeos tradicionais da própria plataforma. Ou seja, os Shorts estão a caminhar para se tornarem cada vez mais relevantes, mas ao mesmo tempo estão também a prejudicar os vídeos regulares do YouTube, que ainda é de onde a maioria das receitas da plataforma é proveniente.

 

De acordo com o Financial Times, em várias reuniões internas da Google, foi discutida a possibilidade de os vídeos de curta duração estarem a ganhar mais destaque que os de longa duração.

Internamente, a empresa encontra-se preocupada que os vídeos dos Shorts podem vir a ganhar mais destaque que os vídeos do YouTube em geral, causando com que o serviço venha a ser um foco cada vez maior.

 

Ao mesmo tempo, os dados mais recentes também apontam que existem cada vez menos criadores de conteúdos a apostarem em vídeos de longa duração, com a maioria a optar por conteúdos mais rápidos e onde a interação também seja maior.

 

No final, o YouTube Shorts foi criado como uma forma de complementar o YouTube, mas a empresa pode ter criado uma alternativa para estes conteúdos, que no futuro, pode vir a superar mesmo os conteúdos tradicionais da sua plataforma.

 

Muitos criadores consideram os vídeos de curta duração também mais atrativos e simples de criar do que os de longa duração, que normalmente necessitam de mais investimento de tempo e dinheiro, com produções mais elaboradas. Em contrapartida, os vídeos de curta duração tendem a não obter as mesmas receitas que os conteúdos tradicionais, e a Google ainda não investiu no desenvolvimento de formas dos criadores monetizar os seus conteúdos de forma rentável nos Shorts, em comparação com o YouTube tradicional ou o TikTok.

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