A nova certificação do Thunderbolt 5 encontra-se finalmente revelada, sendo que chega com quase três vezes mais largura de banda que a geração anterior.
O Thunderbolt 5 foi oficialmente confirmado, sendo que suporta múltiplos monitores de 8K, assim como monitores gaming com taxas de atualização até 540Hz. Esta é uma melhoria que vai certamente ser notável para quem pretenda obter o melhor desempenho e qualidade possível, e sobretudo, para fãs de videojogos.
Quando o Thunderbolt 4 foi lançado em 2020, a tecnologia surgiu apenas como uma versão mais refinada do Thunderbolt 3, com uma largura de banda máxima de 40 Gbps, mas suporte para múltiplos ecrãs 4K, e poucas mais características que realmente tornavam a tecnologia um realce.
No entanto, com o Thunderbolt 5 a história é diferente. Esta tecnologia é vista como um verdadeiro upgrade. Encontra-se construído nas especificações do USB4 v2, sendo que oferece uma base de 80 Gbps de largura de banda, com boosting até 120 Gbps, suporte para dual monitores a 6K e suporte para uma velocidade de carregamento mínima de 120W, mas que pode atingir os 240W.
De relembrar que a ideia da Intel ao desenvolver o Thunderbolt passava por criar um cabo que pudesse satisfazer todas as necessidades a nível de transferência de dados e de energia, algo que esta nova versão certamente atinge – pelo menos para a atualidade.
O Thunderbolt 5 vai ainda suportar as especificações do DisplayPort 2.1 e PCI Express Gen 4. Este último deverá ser particularmente útil para quem pretenda usar GPUs externos.
A Intel refere que os primeiros acessórios e produtos com suporte para Thunderbolt 5 devem começar a surgir no início de 2024.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!