Enquanto está tudo ainda fresco sobre as revelações dos novos iPhones da Apple, as autoridades francesas aplicaram agora uma nova restrição contra a Apple, que deixa de ter permissão para vender o iPhone 12 no pais devido a elevados níveis de radiação.
A entidade ANFR, que é responsável por monitorizar as radiações emitidas pelos dispositivos no mercado de França, notificou a Apple para o bloqueio das vendas do iPhone 12 no Pais, depois de ter sido confirmado que o dispositivo ultrapassa os níveis aceitáveis de Specific Absorption Rate (SAR).
Jean-Noël Barrot, ministro da economia digital de França, revelou ao jornal Le Parisien a decisão, que vai ter efeitos imediatos para todas as vendas do modelo.
De relembrar que a União Europeia aplica várias regulamentações sobre os níveis de radiação que dispositivos eletrónicos, como smartphones, podem emitir. Este valor é conhecido como o SAR.
Apesar de a limitação ter sido aplicada apenas em França, os dados vão ser partilhados com outros países da União Europeia, o que pode levar a bloqueios ainda mais abrangentes.
A entidade afirma que estes níveis de radiação foram causados por recentes atualizações fornecidas para o iPhone 12, portanto a empresa poderá vir a corrigir os mesmos com futuras atualizações de software. As autoridades deram duas semanas para a Apple responder, e caso não sejam aplicadas medidas, todos os modelos do iPhone 12 em circulação no pais podem ter de ser recolhidos.
Em resposta ao caso, a Apple afirma que o iPhone 12 recebeu várias certificações de entidades independentes, que comprovam que os níveis de radiação encontram-se em valores aceitáveis e dentro da regulamentação.
A empresa vai agora trabalhar de perto com a ANFR para resolver o problema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!