A Apple conseguiu atingir o topo de vendas de smartphone no mercado durante o primeiro trimestre deste ano, com o seu mais recente iPhone 16e. Este modelo da empresa encontra-se atualmente como um dos dispositivos mais vendidos no mercado, por entre as gamas de dispositivos intermédia.
De acordo com os dados da Counterpoint Research, durante o primeiro trimestre do ano, a Apple captou 19% do mercado global de dispositivos com o iPhone 16e. O relatório aponta ainda que a expansão das vendas para mercados emergentes também ajudou a empresa a atingir os valores elevados, sobretudo em países como a Índia, África do Sul, entre outros.
O mercado dos smartphones teve em geral um crescimento de 3% face ao ano anterior, durante o mesmo período, apontando que este ainda continua a crescer e espera-se mais aumentos para os próximos meses.
Embora as vendas nos mercados desenvolvidos tenha caído, as vendas registadas nos mercados emergentes conseguem aliviar as contas finais. As vendas em janeiro foram particularmente importantes, tendo em conta que representaram um aumento substancial sobretudo na China.
Embora os valores sejam certamente positivos para o começo do ano, as previsões apontam que o mercado global de smartphones venha a cair ao longo do ano. Para 2025, espera-se que o crescimento do mercado venha a ser negativo, em parte devido às incertezas económicas em diferentes países e a tensão entre os EUA e o resto do mundo.
A Samsung encontra-se no relatório no segundo lugar, com uma quota de mercado de 18%. As vendas foram sobretudo associadas aos mais recentes Galaxy S25 e às suas linhas A. A lista integra ainda as marcas Xiaomi e Vivo, que continuam no topo da tabela de vendas para o mesmo tempo.