Depois das autoridades em França terem bloqueado as vendas do iPhone 12, depois de terem sido verificados elevados níveis de radiação dos mesmos, agora parece que as autoridades na Bélgica também estão a planear essa medida.
De acordo com a Reuters, as autoridades da Bélgica iniciaram uma investigação para analisar a radiação emitida pelos dispositivos da Apple. O foco será dado para o iPhone 12, tendo em conta que foi o modelo banido em França.
A autoridade reguladora do pais nesta matéria, a IBPT-BIPT, vai agora analisar os dispositivos para verificar se colocam em risco a saúde dos utilizadores. Caso se verifique tal medida, é possível que as vendas do modelo sejam igualmente bloqueadas no pais.
De notar que existe uma forte possibilidade de outros países da União Europeia realizarem as suas próprias investigações, portanto os bloqueios podem vir brevemente a ser aplicados numa escala mais alargada.
Até ao momento, mais nenhum pais confirmou encontrar-se a investigar este caso, embora alguns indiquem se encontram a monitorizar a situação. Um dos exemplos encontra-se em Itália, onde as autoridades afirmam estar a analisar o decorrer do caso, sem confirmarem ter iniciado qualquer investigação dedicada.
Apesar de o iPhone 12 ter sido lançado em 2020, e não se encontrar já à venda no site oficial da Apple, o mesmo ainda pode ser encontrado em vários revendedores e plataformas em diferentes países de terceiros.
A Apple já confirmou que se encontra a trabalhar com as autoridades para resolver o problema, mas que considera não existirem riscos e que os valores de radiação do dispositivo encontram-se dentro dos limites legais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!