A Amazon encontra-se a realizar um novo teste na implementação de mãos “metálicas” junto dos seus armazéns. A empresa confirmou que se encontra a testar um novo conjunto de robots, conhecidos como “Digit”, que terão aspeto humanoide, e focam-se em ajudar os trabalhadores dos armazéns da empresa.
A ideia da Amazon será usar os robots para tarefas do dia a dia, enquanto que os funcionários podem focar as suas atenções no atendimento aos clientes. Os Digit possuem duas pernas, e podem realizar várias ações como os humanos, como transportar caixas, movimentar-se entre plataformas e locais diferentes, entre outras.
A empresa encontra-se agora a começar os testes dos mesmos junto dos funcionários, para verificar como estes trabalham em conjunto com o “mundo real”.
A ideia da empresa será experimentar para que esta possa aprender sobre o comportamento dos robots, e como estes interagem com o dia de trabalho dos funcionários nos armazéns.
Apesar de o uso de robots ser algo que a Amazon tem vindo a investir bastante, ao mesmo tempo, é também um dos pontos de críticas de vários sindicados dos trabalhadores. Stuart Richards, organizador do sindicato GMB do Reino Unido, afirma que os novos sistemas de automação da Amazon focam-se em prejudicar os postos de trabalho para trabalhadores reais. O mesmo afirma que centenas de empregos já foram perdidos devido à automação que a empresa tem vindo a aplicar em diferentes áreas.
Apesar destes comentários, a Amazon defende-se, afirmando que o uso de sistemas autónomos como os Digit ajudam a criar posições de trabalha, ao mesmo tempo que otimizam tarefas que, de outra forma, seriam consideravelmente mais pesadas para os trabalhadores.
É importante referir que a Amazon já se encontra a usar robots nos seus armazéns faz anos, mas os novos Digit são um novo passo da empresa para tornar o processo ainda mais automatizado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!