1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows Phone

 

Em tempos a Microsoft tentou entrar no mercado dos smartphones, com o seu sistema dedicado do Windows Phone. O sistema viria a ser considerado um fracasso, e eventualmente descontinuado. Em parte, acredita-se que existem culpas na própria Microsoft para a falha do sistema, devido à falta de foco e interesse da empresa nessa plataforma.

 

No entanto, para o atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, parece que a ideia de ter abandonado o sistema foi “um erro”. O atual CEO veio substituir Steve Ballmer em 2014, e pouco de um ano depois, a empresa realizava uma das maiores aquisições de sempre, da marca Nokia. No entanto, durante uma recente entrevista, Satya Nadella revelou que foi um erro a “saída” da Microsoft dos dispositivos móveis, e que tudo poderia ter sido mais bem gerido a pensar no futuro.

 

Durante a entrevista, o CEO foi questionado sobre se a saída da Microsoft deste mercado terá sido estratégica ou um erro, ao que Satya Nadella afirma que foi uma das decisões mais difíceis que teve de tomar enquanto CEO da empresa. O mesmo afirma que, olhando em retrospetiva, as coisas poderiam ter funcionado se fossem feitas de forma diferente.

De relembrar que, na altura, a ideia da Microsoft seria interligar todos os dispositivos que os utilizadores usavam – PCs, Tablets e Smartphones – sobre o mesmo ecossistema. O Windows Phone foi um passo nessa ideia, e eventualmente o Windows 8 também – embora de forma mais focada para PCs e Tablets. A aquisição da Nokia foi vista também como uma medida para aproveitar o valor da marca, não apenas do nome, mas também das tecnologias que a mesma possui em patentes.

 

Infelizmente, isso não veio a acontecer. De notar que a Microsoft não saiu totalmente do mercado dos dispositivos móveis, tendo em conta que ainda possui a linha do Surface Duo, embora baseado no Android.

 

De notar que Nadella não se encontra sozinho nesta ideia. Também Bill Gates, ex-CEO e cofundador da Microsoft, já indicou em várias entrevistas que considera que a Microsoft saiu demasiado cedo do jogo dos dispositivos móveis, e que existiram falhas em todo o processo, mas que poderiam ter sido corrigidas. O mesmo afirma ainda que, ainda na altura em que este se encontrava como CEO da empresa, um dos maiores erros foi esta não ter competido diretamente com o Android, dando espaço para a Google crescer no setor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech