A Meta confirmou que vai começar a fornecer, para utilizadores na Europa, um novo plano pago para o Instagram e Facebook, no qual os utilizadores podem remover toda a publicidade da plataforma.
De acordo com o comunicado da empresa, estes novos planos pagos vão permitir aos utilizadores remover a publicidade que surge na timeline e nos conteúdos do Instagram e Facebook, de forma a evitar também a recolha de dados e tracking – dentro das novas regras aplicadas pela Comissão Europeia para grandes entidades, onde a Meta se encontra englobada.
Quem pague pela subscrição, vai deixar de ter dados recolhidos pela Meta para o tracking e publicidade direcionada, o que, teoricamente, deve garantir uma experiência mais privada para os utilizadores. Quem use a plataforma no seu formato gratuito, continua a ter publicidade e a recolha de dados feita da mesma.
O preço da subscrição será de 9.99 euros mensais ou 12.99 euros quando subscrito pelos smartphones – tendo em conta as taxas das lojas de aplicações da Google e Apple. A subscrição aplica-se a todas as contas dos utilizadores – portanto apenas é necessário adquirir a mesma uma vez para ficar aplicável ao Facebook e Instagram.
A empresa refere que o novo plano sem publicidade da plataforma vai ficar disponível em Novembro, mas não foram adiantados detalhes. De relembrar que esta medida surge depois da Meta, nas últimas semanas, ter sido alvo de críticas pela recolha de dados realizada pela empresa para fins de publicidade direcionada. Ao mesmo tempo, surge também como uma resposta ao aumento de regras na forma como as grandes plataformas podem recolher dados dos utilizadores na internet, e para fins de publicidade direcionada.
Para já, estes novos planos apenas vão estar disponíveis na zona económica europeia.
Ao mesmo tempo, a empresa refere que vai remover toda a publicidade para os menores de idade, a partir de 6 de Novembro, de forma a evitar a recolha de dados dos mesmos. A medida aplica-se a todos os utilizadores menores de 18 anos que se encontrem nas plataformas da Meta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!