Elon Musk encontra-se a preparar a sua nova empresa focada para IA, conhecida como xAI. Recentemente o mesmo revelou que o primeiro modelo do chatbot da empresa será lançado brevemente, mas agora conhecem-se mais detalhes sob quem irá obter acesso ao mesmo.
O chatbot da xAI é conhecido como “Grok”, e de acordo com Musk, os primeiros utilizadores a terem acesso ao mesmo serão os que se encontram subscritos aos planos Premium dentro da rede social X. O Grok é capaz de fornecer respostas de forma similar ao ChatGPT – ou qualquer outro chatbot de IA atualmente disponível. Os utilizadores podem fazer as suas questões, com o Grok a fornecer diretamente a resposta.
Musk afirma ainda que o modelo do Grok encontra-se adaptado para poder encontrar informação em tempo real diretamente da X, além de usar os dados de treino que foram administrados no mesmo. Mas o modelo pode ainda ter a capacidade de recolher dados da Internet, ao contrário do que se encontra no modelo base da OpenAI. Isto permite que o chatbot tenha acesso a informações atualizadas em tempo “real”, invés de dados apenas para eventos até 2021.
No entanto, a xAI ainda deverá aplicar alguns filtros sobre certos temas que possam ser colocados em questão ao chatbot, sobretudo temas sensíveis ou que possam ser considerados como ilegais. O chatbot encontra-se ainda formatado para apresentar algumas respostas com um tom sarcástico ou humorístico, invés de apenas fornecer uma resposta padrão.
Musk revelou que o Grok vai ficar disponível inicialmente apenas para um pequeno conjunto de utilizadores selecionados pela empresa. Este deve ainda ficar disponível para os utilizadores do recentemente lançado plano X Premium Plus, onde terão acesso ao sistema depois deste sair da fase “beta”. Até ao momento, para além das informações que Musk tem vindo a revelar no seu perfil pessoal, pouco se conhece sobre o Grok ou do modelo que este usa.
No entanto, a IA é algo que Musk tem vindo a focar-se bastante nos últimos tempos. É importante relembrar que Musk possui uma certa rivalidade com a OpenAI, tendo sido um dos membros fundadores da empresa, antes de sair desta em meados de 2015, depois de problemas internos com a administração. Ao mesmo tempo, Musk tem vindo a referir que a IA pode ajudar a X a melhorar ao longo do tempo, e enquadra-se também nos planos gerais de criar uma plataforma adaptada “para tudo”, dentro do termo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!