Os utilizadores do WhatsApp certamente sabem a importância de se manter um backup das conversas dentro da plataforma, com vista a evitar que os conteúdos sejam perdidos. Tendo em conta que os chats são realizados de forma local, cabe aos utilizadores salvaguardarem as mensagens nas suas contas, bem como os conteúdos. Felizmente, o WhatsApp fornece ferramentas para ajudar nessa tarefa, sendo que no caso da aplicação do Android, passa por permitir o backup das conversas e anexos para a conta do Google Drive.
Até agora, tendo em conta um acordo entre a Meta e a Google, os backups do WhatsApp não ocupavam espaço das contas da Google dos utilizadores. No entanto, isso vai brevemente mudar.
Tendo em conta as mudanças do acordo que foi estabelecido entre as duas empresas, agora os backups do WhatsApp vão começar a ser contabilizados dentro do espaço das contas da Google. Ou seja, quem use esta funcionalidade do WhatsApp com as suas contas da Google, agora o espaço ocupado pelo backup vai ser contabilizado dentro do espaço da conta da Google, mais concretamente no Google Drive.
A mudança vai começar a ser aplicada para os utilizadores do WhatsApp a partir de Dezembro, e espera-se que esteja implementada para todas as contas até meados de 2024. De relembrar que a Google oferecer 15 GB gratuitos de armazenamento, que são partilhados entre os vários serviços da empresa – como o Google Drive, Photos, Gmail e outros. Esta alteração pode afetar quem use de forma considerável o WhatsApp, e onde possa conter vários GB de dados a salvaguardar, que agora podem começar a ser consideravelmente mais difíceis de salvaguardar nas contas da Google – sobretudo para quem tenha as mesmas perto do “limite” de espaço.
A empresa afirma que, quando a mudança começar a ser aplicada nas contas dos utilizadores, estes devem receber um banner de alerta na aplicação, a informar sobre a mesma. Os utilizadores podem então optar por manter o backup nas suas contas da Google, ou optarem por desativar o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!