Ao contrário do que acontece no iOS, os utilizadores do Android podem rapidamente instalar aplicações fora da Play Store, o que abre um conjunto de novas possibilidades, mas também de possíveis riscos de segurança.
A Play Store adota várias medidas para garantir a segurança dos utilizadores e das apps fornecidas aos mesmos. Apesar de não ser imune a malware, esta é ainda uma das plataformas mais seguras para a instalação de apps de forma oficial.
No entanto, nada impede que os utilizadores realizem o que é conhecido como sideload, e instalem as suas apps de fontes externas.
No entanto, mesmo que o Android não limite esta medida, isso não quer dizer que a Google considere a mesma como recomendada. O CEO da Google, Sundar Pichai, veio recentemente deixar alguns comentários sobre o sideload.
Durante o seu depoimento ao tribunal, no processo entre a Google e a Epic Games, o CEO da Google terá afirmado que concorda com as afirmações da Apple, em como o sideload pode abrir caminho para riscos de segurança dos sistemas e dos utilizadores em geral.
A Apple sempre referiu ao sideload como uma prática que pode colocar em risco a segurança dos utilizadores em geral, e do próprio sistema operativo.
Pichai afirma que a Google, apesar de não impedir que os utilizadores o realizem, não aconselha os utilizadores do Android a instalarem apps de fontes externas à Play Store, o que pode abrir portas para problemas graves de segurança.
De notar que a Google tem vindo a investir consideravelmente nas melhorias de segurança para a Play Store, tanto em tornar a plataforma mais segura como acessível para os utilizadores.
Obviamente, a Google possui também pretexto para incentivar os utilizadores a usarem a Play Store, tendo em conta que é a sua plataforma, e de onde a empresa também gera receitas com base nos pagamentos feitos por esta via. Portanto, algumas fontes acreditam que as declarações do CEO também podem ser vistas com foco em aumentar a popularidade da Play Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!